O panorama socioeconômico e político mundial estimulado pela globalização exige, cada vez mais, a necessidade de se dominar uma segunda língua.

Programa Bilíngue

Programa Bilíngue

O Campus Villa é uma escola nacional com perspectiva internacional, que visa à formação integral dos seus alunos e que tem no seu Programa Bilíngue uma excelente oportunidade para assegurar a sua missão.

No programa, o idioma é usado como meio de instrução para as áreas curriculares, como Matemática, Ciências e Artes, ou seja, o idioma não é usado só como matéria. O conhecimento da própria língua se amplia, aumentando as formas de construção de discursos e, consequentemente, desenvolvendo a oralidade, a fluência e o pensamento relativista mais sofisticado pelo estímulo a se pensar em duas línguas. O repertório cultural dos alunos se amplia, proporcionando uma melhor visão de mundo, o respeito à diversidade e à sua identidade cultural. O estímulo variado a sinapses cerebrais contribui fortemente com o desenvolvimento dos estudantes e com a flexibilidade no modo de pensar, acelerando o desenvolvimento cognitivo.

 

PARCERIA FIELDWORK EDUCATION

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Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o Programa Bilíngue do Villa conta com a parceria da Fieldwork Education, uma renomada instituição britânica, presente em mais de 90 países. O prestígio internacional dos programas oferecidos pela Fieldwork Education é tanto que o Conselho Europeu para Escolas Internacionais (ECIS) escolheu oficialmente um de seus programas, o IPC (International Primary Curriculum), como principal opção de currículo para as novas escolas internacionais da Europa.

Na Educação Infantil, adotamos o programa IEYC (International Early Years Curriculum), da Fieldwork Education – um programa fundamentado em pesquisas modernas, que reconhece as melhores práticas internacionais e as necessidades para o desenvolvimento de crianças de 2 a 5 anos. O IEYC tem oito princípios de aprendizagem, cada um transmitindo uma crença considerada essencial para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. Os princípios de aprendizagem devem constituir a base de toda a política e prática do IEYC.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), adotamos o IPC (International Primary Curriculum). O IPC é hoje uma das escolhas curriculares de mais rápido crescimento no mundo e está presente em mais de 1.800 escolas, segundo dados de 2014. É composto por mais de 130 unidades de trabalho temáticas, interessantes e envolventes, que são concebidas em torno de um processo claro de aprendizagem e com objetivos de aprendizagem específicos para o aprendizado pessoal e internacional. O IPC fornece apoio imediato a professores e alunos através de sua estrutura abrangente e rigorosa, embora seja flexível o suficiente para cada escola se adaptar ao seu planejamento e valores.

DIFERENCIAIS DO PROGRAMA BILÍNGUE DO VILLA

  • Extensão do Programa: o Villa é a única escola em Salvador cujo Programa Bilíngue se estende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
  • Ampla carga horária:
    • Educação Infantil e Ensino Fundamental I: das aulas regentes, 50% são ministradas em língua inglesa, o que corresponde a 15 horas/aulas semanais;
    • Ensino Fundamental II (do 6º ao 8º ano): 34% das aulas são ministradas em língua inglesa, o que corresponde a 13 horas/aulas semanais.
  • Professores com formação diferenciada: o corpo docente do Programa Bilíngue é capacitado por especialistas treinados pela Fieldwork Education e pela University Missouri.
  • Currículo que prioriza o desenvolvimento integral do estudante.
  • Diploma High School: na conclusão do Ensino Médio, os alunos que se formam no Programa High School recebem o diploma norte-americano, equivalente ao do Ensino Médio brasileiro, emitido pela universidade internacionalmente conceituada e reconhecida pela legislação dos EUA.

FAQ (Frequently Asked Questions)

1) O que é o bilinguismo?

Segundo alguns teóricos, o bilinguismo é qualquer sistema de educação escolar no qual, em dado momento e período, simultânea ou consecutivamente, a instrução é planejada e ministrada em duas línguas. Deve-se destacar, no entanto, que na educação bilíngue os idiomas não são somente objetos de estudo, mas meios de instrução para outras áreas do currículo escolar. A educação bilíngue deve habilitar o aluno a refletir nas duas línguas, bem como a transitar com muita desenvoltura entre a língua materna e a segunda língua.

2) Somente os alunos e as famílias que participam do Programa Bilíngue devem estudar sobre o bilinguismo?

Atualmente, o tema bilinguismo é um dos mais tratados nos ambientes educacionais do mundo todo. Isso porque, com o crescente processo de globalização, as fronteiras sociais e culturais estão se transformando. O termo “cidadão do mundo” passa a ser uma realidade cada vez mais presente na construção de uma nova sociedade global, multicultural e complexa. Nesse contexto, o bilinguismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento do estudante, para que seja agente consciente e transformador dessa sociedade. Portanto, mesmo quem não participa de um Programa Bilíngue tem o direito (e também o dever) de conhecer os rumos pelos quais a educação tem conduzido seus passos.

3) Desde a infância, quais os benefícios que o bilinguismo oferece comparado a um curso regular de inglês?

Alunos que estudam em escolas bilíngues apresentam vantagens cognitivas. A formação bilíngue proporciona uma certa antecipação da consciência metalinguística, de modo que as crianças em sua formação se dão conta de que os objetos possuem palavras diferentes para representá-los e são capazes de diferenciar, naturalmente, qual língua falar com cada pessoa. Outro benefício é uma antecipação de pensamento cognitivo, como, por exemplo, em cálculos, que está associado ao raciocínio lógico, processo que é desenvolvido de modo mais acelerado nas crianças bilíngues. Vale ressaltar que o aluno bilíngue aprende também uma nova cultura e se mostra mais aberto às diferenças.

4) O que dizem os neurolinguistas sobre as vantagens do bilinguismo?

Um cérebro bilíngue desenvolve algumas vantagens distintas sobre seus pares monolíngues. Uma nova pesquisa sobre a neurobiologia do bilinguismo descobriu que ser fluente em dois idiomas, especialmente desde a infância, não só melhora a capacidade da pessoa de se concentrar, fazer conexões, mas também pode proteger contra o aparecimento de demência e outros declínios cognitivos relacionados à idade. Há uma maior flexibilidade cognitiva com a possibilidade de ativações de novos circuitos neurais e consequente criação de novas redes neurais. A pessoa passa a aprender a se comunicar de maneira diferente, usando uma outra língua, portanto, ela estrutura o pensamento, a escrita e a comunicação oral de uma nova forma.

5) Quais são os benefícios do bilinguismo?

Os benefícios são muitos. Seguem os principais:

  • O conhecimento de uma língua estrangeira contribui para o entendimento da própria língua, além de ampliar a visão de mundo e a compreensão de diferentes culturas.
  • Maior flexibilidade no modo de pensar, uma vez que o aluno é exposto a diferentes formas de processamento de informações.
  • Desenvolvimento de um processo de interação no uso dos idiomas, de modo que eles se transformem em ferramentas ativas para o reconhecimento e o aprendizado.
  • Acesso a diversas formas de construção do discurso, do desenvolvimento da oralidade e da fluência.
  • Contribuição para o estímulo variado das sinapses cerebrais, essencial ao desenvolvimento infantil.
  • Ainda que a criança não entenda palavras e músicas, a simples audição desenvolverá, em diversas regiões do cérebro, os canais neuronais apropriados à aquisição posterior da língua.
  • Pensamento relativista e mais sofisticado desenvolvido pelo estímulo a pensar nos dois idiomas — a lógica que se aplica a uma língua nem sempre diz respeito à outra.

6) Em que estágio da vida seria mais recomendada a entrada num Programa Bilíngue?

Pesquisas mostram que as conexões neurológicas feitas na infância são mais “estáveis” em relação a conexões feitas posteriormente. Mesmo se um aluno não usa a segunda língua durante um tempo, a estrutura já “gravada” no cérebro não desaparece. Ela pode ser acessada de forma mais rápida futuramente. Portanto, quanto mais cedo a criança for introduzida num Programa Bilíngue, maiores serão os benefícios.

7) Como se dá a alfabetização nas duas línguas? As crianças, ao final do 1º ano do Ensino Fundamental, estarão alfabetizadas nas duas línguas?

O processo de alfabetização consiste na aquisição de habilidades de codificação e decodificação de símbolos, apreensão de sons e compreensão de estruturas gramaticais e, além disso, na capacidade de interpretar, compreender e ressignificar. A criança aprenderá símbolos (letras) que não necessitam ser ensinados novamente na segunda língua (L2). Esse é um processo que acontece somente uma vez na vida do estudante. Se, ao ser alfabetizado, a criança já domina a fala e a escuta na L2, as habilidades que ela adquire na alfabetização serão aplicadas em ambas as línguas simultaneamente. No caso de estudantes que aprendem a L2 após já terem sido alfabetizados na língua materna (L1), ao passo que aprendem a ouvir e a falar na L2, eles também serão capazes de ler e escrever, pois suas habilidades adquiridas na alfabetização serão transferidas para a L2. Não é, necessariamente, a série que determina quando o aluno será capaz de ler e escrever na L2, e sim seu tempo de exposição a ela. Há de se considerar que alunos bilíngues estão expostos, por exemplo, a uma gama maior de informações e leituras, e que o uso de uma língua ocorre num contexto cultural. Obviamente, tal exposição e apropriação de formas culturais e linguísticas diferentes favorecem a possibilidade de transferência de aprendizagens em ambas as línguas.

8) Como meu filho aprenderá conteúdos de outras áreas do conhecimento se ele não tem fluência na segunda língua (L2)?

Assim como acontece na língua portuguesa (L1), o processo de aquisição da segunda língua (L2) começa com o desenvolvimento da compreensão oral. Somente depois é que o aluno começa a se expressar oralmente. Isso significa que sua fluência oral no idioma não é proporcional ao seu grau de compreensão. O aluno pode compreender, com tranquilidade, os assuntos apresentados na L2 sem ainda ser capaz de se expressar com fluência. Além disso, diversas estratégias são adotadas pelos professores, em sala, a fim de facilitar a compreensão por parte do aluno.

9) O Programa de Imersão significa utilizar a língua inglesa em todos os momentos? Quando é permitido o uso do português?

A proposta é que haja uma separação clara dos momentos da língua inglesa e da língua portuguesa. É importante que o professor da língua inglesa se expresse, quase em tempo integral, em inglês. Quando se tratar de situações de brigas ou situações emocionais em sala de aula, é recomendável que o professor faça uso da língua materna do aluno.

10) Quais são as principais características de um programa para ser considerado bilíngue?

Educação bilíngue corresponde àquela em que, em tese, duas línguas são usadas como meio de instrução e por meio da qual o aluno ganha uma percepção múltipla de valores linguísticos, sociais, cognitivos e culturais. Uma outra característica importante é que se promova, principalmente na fase de alfabetização da criança, uma exposição de cerca de 50% do tempo escolar na segunda língua. Também é característica importante que os professores da segunda língua a utilizem na maior parte do tempo.

11) Nossa família não fala inglês. Como posso ajudar meu filho que está no Programa Bilíngue a se desenvolver melhor na língua inglesa?

Os pais não precisam ser bilíngues, nem fluentes na língua inglesa para incentivarem seus filhos a se desenvolverem. O estímulo ao desenvolvimento da língua inglesa, por meio da escuta e da leitura, pode ser feito em casa. Existem contos com vocabulário adequado a cada idade. Além disso, os pais podem estimular os seus filhos a assistirem filmes na versão original, com suporte da legenda em português, por exemplo.

12) Quais são os elementos culturais da língua que serão trabalhados no Programa Bilíngue?

A língua e o processo de comunicação estão diretamente ligados à cultura. Quando se aprende uma língua no contexto bilíngue, aprende-se também a cultura de vários países de língua inglesa. A proposta vai muito além de lembrar pontualmente datas comemorativas, pois o objetivo de uma educação bilíngue não é somente desenvolver uma segunda língua, e sim ampliar a visão de mundo do estudante.

Elementos culturais da língua incluem sotaques, gírias, expressões, ditados, diferenciação da linguagem formal x informal, piadas, palavras com duplo sentido, saber se expressar em situações, como: datas comemorativas, comida, vocabulário regional, jogos infantis etc.

13) Quais são as atividades que, efetivamente, garantem a aquisição da cultura na língua inglesa?

Para que as atividades culturais sejam assimiladas pelos alunos e gerem impactos, elas precisam estar associadas aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Somente a celebração de datas comemorativas não proporciona ao aluno o entendimento da cultura e suas nuances. O professor pode utilizar determinadas temáticas ou assuntos para trabalhar com as duas culturas, como, por exemplo, o hábito alimentar. Esse tema pode ser amplamente explorado com o objetivo de desenvolver entre os alunos o entendimento da cultura estrangeira, abordando outros aspectos, como o tipo de alimentação em ambas as culturas, os hábitos alimentares, comidas típicas das localidades, e não simplesmente apontar a rejeição de uma prática que parece absurda para o brasileiro.

14) Meu filho está no Programa Bilíngue do Villa, mas percebo que ele se expressa pouco em inglês, e quando fala, comete muitos erros. Por que isso acontece? Ele está aprendendo?

Uma boa maneira para compreendermos esse processo é comparando-o com a aquisição da primeira língua. Primeiro, a criança começa a compreender a fala de seus pais e demais pessoas de sua convivência. Depois, ela começa a se expressar com algumas palavras, ainda que pronunciadas erradamente. Daí, inicia-se o processo de construção de frases, ainda com bastante erros, até que a criança comece a se comunicar com mais exatidão. O mesmo ocorre no bilinguismo. Um agravante é que, no contexto em que convivem nossas crianças, a língua portuguesa é predominante. Isso torna esse processo mais lento, pois, no cotidiano, fora da sala de aula e em situações diversas da rotina, o aluno, naturalmente, faz o uso da língua com a qual se sente mais à vontade.

Sendo assim, erros gramaticais no início de um processo bilíngue são normais e não representam um problema. A partir do momento em que o aluno faz uso da língua inglesa e cada vez mais é exposto a ela, os erros gramaticais vão desaparecendo com o tempo. É importante considerar que a proposta de aprendizado numa escola bilíngue é diferente da proposta de aprendizado numa escola de idiomas, cujo foco está voltado, principalmente, para a apropriação da gramática. Num Programa Bilíngue, a proposta vai muito além: ensinando a pensar num outro idioma, a aquisição da língua, inclusive de seus componentes gramaticais, acontece naturalmente.

15) O meu filho conversa com certa fluência em inglês, porém apresenta dificuldades com a gramática. Como ele será avaliado e qual é o tempo necessário para o equilíbrio na fala, na escrita, na compreensão e na leitura?

Erros gramaticais, durante um processo bilíngue, são normais e não representam um problema. A partir do momento em que o aluno faz uso da língua inglesa e cada vez mais é exposto a ela, os erros gramaticais vão desaparecendo com o tempo. Para a aquisição de habilidades básicas de comunicação interpessoal (“Basic Interpersonal Communication Skills”), o aluno leva, em média, dois anos. Nesse período, ele adquire cerca de 3.000 palavras e começa a comunicar-se de forma básica. Para alcançar o nível intermediário de proficiência acadêmica (“Cognitive Academic Language Proficiency”), o aluno necessita de, em média, 6.000 palavras, o que acontece, normalmente, depois de cinco anos de exposição à língua estrangeira. Portanto, quanto maior o nível de exposição ao inglês, maior o desenvolvimento das habilidades de escrita, compreensão e leitura.

16) Quando uma criança entra numa turma, sem ter experiência na língua inglesa, não atrapalhará ou atrasará o grupo?

Um aluno que tem conhecimento da língua inglesa muito básico não poderia, por exemplo, ingressar numa turma bilíngue que já participa do programa por 4 anos. No entanto, nesse estágio de implantação que nos encontramos, onde os alunos mais veteranos estão no Programa Bilíngue há pouco mais de 1 ano, somente, ainda temos estratégias eficientes que estão sendo adotadas para lidar com essa situação sem danos aos alunos. O Villa oferece aulas de suporte opcionais (SEC—Support English Classes), ao longo do ano letivo, para os alunos com dificuldades e também trabalha com técnicas adotadas pelo professor em sala de aula que permitem a realização do trabalho em turmas heterogêneas.

17) Como funciona o Programa High School do Villa?

O Programa High School consiste num intercâmbio sem sair do país. Por meio dele, o aluno tem a oportunidade de estudar o Currículo Oficial do Ensino Médio americano, em parceria com a University of Missouri, e receber dupla titulação ao final do 3º ano do Ensino Médio. Para ter condições de estudar as disciplinas que compõem o Programa High School (Economia, Saúde, História Americana, Literatura etc.) em inglês, os alunos precisam ser aprovados numa prova seleção preparada nos Estados Unidos e aplicada no Villa. O Programa Bilíngue do Villa até o 8° ano não somente prepara os alunos para que alcancem o nível de inglês necessário para ingressar no Programa High School, como também desenvolve estratégias de raciocínio e técnicas de leitura e escrita que serão muito úteis ao longo do Programa. Veja mais em nosso site: Segmentos >> Programa American High School.

18) Para meu filho, qual é a importância de ter uma certificação que pertence ao Programa Bilíngue?

Apesar de certificações internacionais, como Cambridge Exams, serem uma forma boa de medição do nível linguístico do aluno, esses testes só avaliam a parte de comunicação em inglês, mas não têm relação com a linguagem acadêmica e as habilidades relacionadas aos aspectos interpessoais e culturais, promovidos por uma educação bilíngue. O Villa já realiza um exame de caráter internacional ao final do 8º ano, quando o aluno se candidata ao Programa High School em parceria com a University of Missouri, mas sabemos que exames assim só avaliam um aspecto do desenvolvimento dos nossos alunos. Por isso, os exames internos, desenhados de acordo com a proposta do nosso programa, também são instrumentos úteis na análise do desenvolvimento dos alunos.

19) Se meu filho participa do Programa Bilíngue, ainda assim é preciso enviá-lo para um programa de intercâmbio?

São duas questões diferentes e a inserção do aluno no Programa Bilíngue não impede que a família opte em estimulá-lo a participar também de um programa de intercâmbio. Inserido no Programa Bilíngue, a proposta é que a formação do aluno se dê por meio de conteúdos específicos a partir da língua inglesa, diante de uma carga horária significativa, por meio da qual ele se apropria da língua e de aspectos da cultura. Um programa de intercâmbio poderá agregar outras experiências para a vida pessoal e profissional do aluno e este terá a oportunidade de ter o contato direto com pessoas e elementos de outra cultura, tornando-se mais maduro e independente. É uma forma de aperfeiçoar a língua estrangeira por meio da convivência em um outro país. No caso dos estudantes que fazem o Programa Bilíngue High School, o Villa não recomenda que estes participem de intercâmbios durante os três anos de duração do Programa. Isso porque, na maioria dos casos, os alunos não conseguem cursar, durante o intercâmbio, as disciplinas equivalentes àquelas que compõem a matriz curricular definida pela University of Missouri, o que pode comprometer a conclusão do Programa.

20) Qual é o sistema de avaliação do Programa Bilíngue do Villa?

O sistema de avaliação desse Programa segue a mesma formatação do ensino regular: avaliações parciais e finais por trimestre. Sendo assim, o conteúdo é avaliado através dos instrumentos já conhecidos, como prova, produções escritas, apresentações, seminários etc. É importante ressaltar que os exames que compõem o sistema de avaliação do Programa Bilíngue avaliam o conhecimento dos conteúdos trabalhados na língua, e não da língua em si. Afinal, no Villa, os alunos desenvolvem conteúdos por meio da língua inglesa, e não o contrário. No entanto, em paralelo a isso, a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos na segunda língua, existem atividades, em sala de aula, planejadas e sistematizadas com esse objetivo, bem como entregas específicas às famílias, que permitem analisar se os alunos estão atingindo os objetivos linguísticos ao longo do processo.


High School

Um intercâmbio sem sair do país! É isso que o American High School, etapa final do Programa Bilíngue do Villa, oferece aos seus alunos!

Com duas turmas formandas, o Programa High School do Villa oferece aos seus participantes, desde 2012, a possibilidade de estudar o Currículo Oficial Americano sem sair do país. Tal iniciativa proporciona mobilidade pessoal, acadêmica e profissional, capacitando os alunos a participarem de congressos e seminários internacionais, rodadas de negociação, cursos de especialização, mestrado, doutorado, bem como oportunidades profissionais em empresas multinacionais localizadas no Brasil no exterior.

Com professores nativos da língua inglesa, o aluno estuda em um ambiente de verdadeira imersão, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, as disciplinas que compõem o Currículo Oficial Americano, em convênio com a University of Missouri. As disciplinas do currículo brasileiro do Villa são reconhecidas e convalidadas para o currículo americano, compondo o número de créditos necessários à graduação oficial de High School junto aos órgãos reguladores americanos.


University of Missouri

 

Missouri-Mizzou-logo

Fundada em 1839, a University of Missouri (também conhecida como MU ou Mizzou) está entre as 100 melhores Universidades dos EUA (top 2%), dentre 4.726 instituições existentes, e é um dos 62 membros da Associação de Universidades Americanas (AAU), junto a instituições como Harvard, Yale, Princeton, Stanford, MIT, NYU, Cornell, Columbia, Brown, UC-Berkeley, UCLA e CalTech.

Com mais 35 mil alunos a University of Missouri oferece:
• 280 cursos de graduação;
• 84 de mestrado;
• 66 de doutorado.

Segundo o mais completo ranking de universidades dos EUA (US-News World Report), a University of Missouri está

• entre as 100 melhores Faculdades de Administração dos EUA;
• entre as 100 melhores Faculdades de Medicina dos EUA;
• entre as 100 melhores Faculdades de Veterinária dos EUA;
• entre as 100 melhores Faculdades de Ciência da Computação dos EUA;
• entre as 100 melhores Faculdades de Direito dos EUA;
• entre as 100 melhores Faculdades de Engenharia dos EUA;
• entre as 40 melhores Faculdades de Educação dos EUA;
• entre as 100 melhores Faculdades de Economia dos EUA;
• entre as 100 melhores Faculdades de Ciências Políticas dos EUA.

MIZZOU DIRECT

O Mizzou Direct é um programa que garante admissão direta na University of Missouri para alunos do High School. Os alunos que cumprirem as 16 disciplinas com a University of Missouri High School e a HSE, concluírem o Ensino Médio em uma Escola Parceira e atenderem a todos os critérios garantirão a sua admissão automática na University of Missouri para os cursos de graduação.

 


Grade Curricular

Literatura Inglesa 9A
O objetivo da disciplina Literatura Inglesa 1A é apresentar as competências básicas de análise literária, de fichamento e da escrita que os alunos desenvolverão durante toda a trajetória do High School. A disciplina também prepara os alunos para discussões em sala de aula e atividades de reflexão crítica que irão contribuir para o decorrer do Ensino Médio e para a vida futura.

Literatura Inglesa 9B
A disciplina Literatura Inglesa 1B examina a mitologia e o seu impacto na sociedade moderna. Nesta disciplina, os alunos estudarão histórias e personagens da mitologia clássica, aprenderão a reconhecer arquétipos e símbolos e estabelecerão ligações com as suas próprias experiências.

Literatura Inglesa 10A
Na disciplina Literatura Inglesa 2A, os alunos lerão contos e um romance, sendo expostos a uma variedade de estilos de escrita. Eles verão como os dispositivos retóricos conectam uma obra de literatura a ideias e eventos históricos, filosóficos, sociais e/ou políticos.

Literatura Inglesa 10B
A disciplina Literatura Inglesa 2B apresenta uma visão geral do drama, desde a literatura grega clássica até os tempos modernos. Os alunos analisarão dramas, bem como escreverão resenhas críticas e análises literárias de obras.

Redação para o Pensamento Crítico
Redação para o Pensamento Crítico ajudará os alunos a desenvolverem as competências do pensamento crítico necessárias para o sucesso escolar e também para a vida em geral. Esta disciplina aborda procedimentos e ferramentas para a tomada de decisões racionais e informadas.

História Americana 1
Nesta disciplina, os alunos usarão ferramentas de investigação para reconhecer como os eventos contemporâneos são espelhados no passado e pensar sobre como o passado molda a cultura de um país. O currículo segue uma sequência e reúne aspectos de eventos marcantes que compartilham uma conexão histórica, incorporando geografia, cultura, economia e governança.

História dos Estados Unidos 2
Esta disciplina aborda os principais eventos da história americana, desde a Era Progressista até o presente.

Governo Americano
A disciplina começa com um apanhado geral sobre a formação e os tipos de governo, seguido pelos bastidores na elaboração da Constituição Americana. Além disso, a disciplina traça um paralelo comparativo e explicativo, através de exemplos e do estudo de casos, que envolve as questões governamentais brasileiras.

Economia
A disciplina fornece aos alunos uma compreensão básica de teorias e instituições econômicas, e como elas afetam nossas vidas diárias em uma sociedade global. Analisarão também questões econômicas em diferentes tipos de sistemas econômicos.

Saúde
Esta disciplina é projetada para orientar os alunos em relação aos três aspectos da saúde: físico, mental e social. Os alunos compreenderão a importância de tomarem decisões responsáveis enquanto enfrentam os desafios da sociedade.

Oratória 1
Nesta disciplina, os alunos aprenderão sobre o processo de comunicação e estratégias para proferir discursos pessoais e políticos. A disciplina ajuda os alunos a desenvolverem habilidades verbais e não verbais de comunicação, importantes em todas as áreas da vida.

Oratória 2
Na disciplina Oratória 2, os alunos melhorarão suas habilidades de discurso público através da análise de apresentações atuais, de conceitos e estratégias, que podem ser usadas para garantir que eles atinjam suas audiências e profiram suas mensagens com êxito.

Debate
Esta disciplina ajuda os alunos a criarem argumentos sólidos, a fim de debaterem, formalmente, temas variados. Os alunos aprenderão a justificar suas opiniões, além de identificar diferenças entre opinião e o fato. Eles criarão argumentos considerando falácias lógicas, elaborarão modelos de argumentação relevantes e eficazes para suas audiências e também criarão argumentos contrários, de antemão, para possíveis contrapontos.

Planejamento de Carreira
Esta disciplina fornecerá aos alunos as ferramentas para iniciar o longo processo de escolha de carreira e direcionamento profissional, necessários para o bom desenvolvimento na universidade e no atual mercado global. Os alunos irão explorar seus interesses, habilidades, valores e forças, o que os ajudará a identificar possíveis planos de carreira. Eles explorarão diversas oportunidades profissionais e aprenderão sobre várias profissões que podem interessá-los. Os alunos também serão orientados sobre aspectos práticos do processo de escolha de carreira, tais como a procura de um emprego, a preparação de um currículo, a procura por vagas de emprego e em universidades, e também sobre como se prepararem para uma entrevista.

Preparação para a Universidade
Esta disciplina é projetada para ajudar os alunos a iniciarem o processo de escolha de um curso universitário e de uma instituição de ensino superior. Através de uma série de trabalhos e pesquisas online, os alunos desenvolverão as habilidades e conhecimentos necessários para tomarem uma decisão informada sobre a educação superior, seja no seu país de origem ou no exterior.

Marketing para o Século XXI
Esta disciplina apresentará aos alunos os fundamentos do marketing e explorará os procedimentos, estratégias e táticas usados pelas pessoas que trabalham com marketing. O curso também abrangerá novas estratégias de marketing desenvolvidas no século XXI, com diferentes meios midiáticos e planos de comunicação, incluindo o papel da Internet e das redes sociais no mercado global, sem restrições ou limites. Além disso, a disciplina examinará como a economia de serviços e a economia comum mudaram as ferramentas e as técnicas de marketing.


Summer Camp

SUMMER-21

Desde 2012, os alunos que cursam o Programa Bilíngue High School no Brasil são convidados a participar de um programa acadêmico e cultural oferecido por uma universidade americana durante o período de recesso no meio do ano. No decorrer deste programa, que tem duração de até três semanas, os alunos têm a oportunidade de conhecer o campus da universidade, realizar cursos ministrados pelos próprios professores da instituição e conhecer os principais pontos históricos e culturais da cidade. Esta experiência acadêmica internacional contribui com o desenvolvimento da autonomia, socialização, aprimoramento da língua inglesa e conhecimentos diversos, além de provocar vivências que contribuem com a escolha profissional.


OutrosSegmentos